Sempre me fascinou a relação texto/música.Temas e fontes inesgotáveis para a criação artística, protestos, histórias alegres ou tristes... Muitas vezes a música vem, também em forma de poesia. Poesia feita de palavras, medida e ritmo. O ritmo é o núcleo da poesia. Os poetas verdadeiros são especialmente músicos de primeira ordem. A poesia da letra de música é uma escrita cadenciada, sonora... E sempre vale a pena ser apreciada. "Welcome/Bienvenue/Bienvenidos/Benvenuto/Irashaimasu”

Translate

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Asa Branca - Luiz Gonzaga



Quando oei a terra ardendo
Quá foguera de São João
{ Eu preguntei(ei) a Deus do céu, ai
Pru que tamanha judiação?}[bis]

Qui brazero, qui fornaia
Nem um pé de prantação
{ Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão}[bis]

Inté mesmo asa branca
Bateu asa do sertão
{ Entonce eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração}[bis]

Hoje longe muitas légua
Numa triste solidão
{ Espero a chuva cai de novo
Prá mim vortá pró meu sertão}[bis]

Quando o verde dos teus oios
Se espaia na prantação
{ Eu te asseguro, num chore não, viu,
Que eu vortarei, viu, meu coração.}[bis]

Composição: Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira


>> Asa Branca >> Luiz Gonzaga


Asa Branca >> PLAYBACK (clássico)


Asa Branca >>CIFRA

Partitura -> Flauta doce soprano

Partitura -> Teclado

>> Luiz Gonzaga -> BIOGRAFIA

Asa Branca é uma canção de autoria da dupla Luís Gonzaga e Humberto Teixeira, já na primeira parceria, composta em 03 de março de 1947. Foi cantada por Luis Gonzaga e posteriormente por vários artistas (Fagner, Caetano Veloso) etc. Virou o maior clássico da música nordestina com mais de 500 regravações no Brasil e no mundo.
O tema da canção é a seca no Nordeste brasileiro que é muito intensa, a ponto de fazer migrar até mesmo a ave asa-branca (columba picazuro, uma espécie de pombo). A seca obriga, também, um rapaz a mudar da região. Ao fazê-lo, ele promete voltar um dia para os braços do seu amor.
Há uma continuação de Asa Branca, intitulada A Volta da Asa Branca, que trata do retorno do retirante e de sua nova vida no Nordeste.

>> A Volta da Asa Branca >> Luiz Gonzaga



=> White Wings – Raul Seixas

When i stare the ground of
My land
Burning loose as dancing flames
I asked man there upon
The heavens
If i deserve me this kind of pain
I asked the man there upon
The heavens
If i deserve me this kind of pain
Everywhere the ground is so dry
There's no trees, no green, just red
I lost my cattle, my apaloosa
For lack of water some took away
I lost my cattle, my apaloosa
For lack of water some took away
Even white winged birds flew away
Flew away from my land sight
It was when i said goodbye
Sweet rosie
Keep in to your heart, this heart
Of mine
It was when i said goodbye
Sweet rosie
Keep in to your heart, this heart
Of mine
Many thousands miles away, now
Feeling lonely, lost and blue
I keep on waiting rain falls again there
So i'll be back thou home again
I keep on waiting rain falls again there
So i'll be back thou home again
When the glow green of your eyes
Flows again all over land
I can asure you, so don't
You cry, no
'cause i'll be back, see
To you again!!
I can asure you, so don't
You cry, no
'cause i'll be back, see
To you again!!

=> versão de Raul Seixas



White Wings >>CIFRA

White Wings é uma versão, em inglês, da canção brasileira Asa Branca. Foram gravadas pelo cantor grego Demis Roussos e pelo cantor brasileiro Raul Seixas (White Wings – Raul Seixas), mas as letras são diferentes.
Existe também a canção homônima de Lesley Nelson-Burns, de 1912 - do compositor Banks Winter, mas que não é uma versão da canção brasileira: nessa música, "white wings" (asas brancas) refere-se às velas de um navio que está levando de volta um feliz rapaz para a sua amada.

Demis Roussos gravou uma versão de Asa Branca do saudoso Rei do Baião em seu albúm: Souvenirs (1975) - Philips in yugoslavia - LP 5891.


=> Demis Roussos - White Wings (Asa Branca)

There's A Land I Can Show You
Far Beyond The Rainbow's End
Close Your Eyes And
I Will Surely Guide You
Stay Close Beside Me
Let Me Hold Your Hand

There's A Land I Can Show You
Far Beyond The Hills You'll See
Close Your Eyes And
I Will Surely Guide You
Over The Mountains
And The Deep Blue Sea

(Reach Out And Touch, The One That You Love)

There's A Land I Can Show You
Where The Peaceful Waters Flow
Close Your Eyes And
I Will Surely Guide You
Across The Cold Winds
To A Love That Grows

Close Your Eyes And
I Will Surely Guide You
Stay Close Beside Me
Let Me Hold Your Hand

There's A Land I Can Show You
Far Beyond The Rainbow's End

Close Your Eyes And
I Will Surely Guide You
Stay Close Beside Me
Let Me Hold Your Hand

=> versão de R. Costandinos


Show de Demis Roussos dia 11-10-2005 em Curitiba PR, Brasil aqui em especial cantando Asa Branca




3 comentários:

  1. amei achei o que eu procurava agora vou fazer um maravilhoso trabalho

    ResponderExcluir
  2. Vocês deveriam disponibilizar a letra em inglês com Demis Roussos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pedido, complemento o poste com a versão em inglês de Demis Roussos.

      Obrigada por sua participação!

      Excluir

Quer comentar? Oba, seja bem-vindo, sua opinião é muito importante!!!